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Conceitos de Arte, Design e Arquitetura aplicados: Utilização de tecnologias aliadas a processos e procedimentos intuitivos e racionas em ateliês-laboratórios para a concepção e materialização de projetos / Concepts of Applied Art, Design and Architecture: Use of Technologies Coupled with Intuitive Processes and Procedures and Rationalized in Workshops-Laboratories for the Design and Materialization of Projects

Celio Martins da Matta (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Andre Martins da Matta (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho)

Resumen


ABSTRACT

Process of study of two binomials considered inseparable: creative-rational and conceptualization-materialization. Translates the academic experience with classes, orientations, disciplines, coordination of laboratories and doctoral thesis: Artemídia Influente: Ateliê-Laboratório in the Interfaces Art, Science and Technology. This mixture provided information on laboratory tests for the conception, materialization and understanding of art and its derivatives in the art, science and technology interfaces. Emphasis on the use of materialization processes, which a priori served as a didactic tool and were subsequently used to make artistic works, concomitantly the awareness and scientific artistic appropriation of these didactic prototypes of courses in design, architecture and art.

RESUMO

O artigo relata a vivência acadêmica do autor com aulas, orientações, disciplinas ministradas, coordenação de laboratórios e parte da tese de doutoramento intitulada: Artemídia Influente: Ateliê-Laboratório nas Interfaces Arte, Ciência e Tecnologia. Essa mistura forneceu informações sobre ensaios e tentativas laboratoriais de se conceber, materializar e entender arte, e seus derivados nas interfaces arte, ciência e tecnologia. Ênfase para a utilização de processos avançados de materialização, que a priori serviam de instrumento didático nos estudos em ateliês-laboratórios, mas que posteriormente foram utilizados para a confecção de obras de arte, concomitantemente a uma tomada de consciência, de apropriação artístico científica de protótipos didáticos. Para a materialização foram utilizadas técnicas híbridas, manuais e tecnológicas, em diversos espaços de ateliês-laboratórios.


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Referencias


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