Análise semiótico e discursivo dos filmes: "Deus e o diabo na terra do Sol" e "O dragão da maldade contra Santo Guerreiro", de Glauber Rocha / Semiotic and discursive analysis of the films Black God, White Devil and Antonio das Mortes, directed by Glauber Rocha

  • Ana Luiza Valverde da Silva Universidade de Valencia

Resumen

ABSTRACT

In 1964, Glauber Rocha directed the film Black God, White Devil year when Brazil suffered a military coup state. Due to strong censorship at the time, the dialogue about political or social issues was forbidden. Despite all that chaos, Glauber Rocha wrote and directed Black God, White Devil and Antonio das Mortes that deal with the dichotomy between good / evil, educated / uneducated, order / disorder, the social, the symbolic constructions of space as semiosphere, borders and their breaks causing chaos. For the director, religion is closely related to politics. The desire for power is enshrined in relations: political and social (interest of the owners on the workers) and religious (priests on the disciples). This analysis discusses on the symbolic dualities, based on the discussion of theoretical semiotics as Yuri Lotman. The goal is to describe how Glauber Rocha built the symbolic spaces over the images and film discourse, andunderstand the message that the filmmaker conveys.

RESUMO

Em 1964, Glauber Rocha estreou o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, ano em que o Brasil sofreu o golpe militar. Devido a forte censura na época, era proibido o dialogo sobre política ou questões sociais. Glauber Rocha escreveu e dirigiu Deus e o Diabo na Terra do Sol e Dragão da maldade contra o santo guerreiro, as narrações tratam sobre a dicotomia entre o bem/mal, cultos/incultos, a ordem/desordem, as diferenças sociais, as construções simbólicas do espaço como semiosfera, fronteiras e suas rupturas causadoras do caos. Para o diretor, a religião está intimamente relacionada à política. O desejo pelo poder está plasmado nas relações: político-social (interesse dos proprietários sobre os trabalhadores) e religiosos (sacerdotes sobre os discípulos). Esta análise discorre sobre as dualidades simbólicas, baseada na discussão semiótica do teórico Yuri Lotman. A intenção é examinar como Glauber Rocha construiu os espaços simbólicos ao longo das imagens e do discurso fílmico, e conhecer a mensagem que o cineasta transmite.

Biografía del autor/a

Ana Luiza Valverde da Silva, Universidade de Valencia
Doutoranda em comunicação, na Universidade de Valencia, Espanha. Mestre em jornalismo, e mídia social online pela Universidade de Nevada, Reno, EUA. Graduada em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, Brasil. Desenvolve a tese doutoral em semiótica e análises do discurso nos filmes Deus e o diabo na terra do sol, 1964, e Dragão da maldade contra o santo guerreiro, 1969, de Glauber Rocha. Bolsista da Fundação CAPES, Ministério de Educação do Brasil, Brasília - DF 70040-020, Brasil.

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Publicado
2016-10-26
Cómo citar
Valverde da Silva, A. L. (2016). Análise semiótico e discursivo dos filmes: "Deus e o diabo na terra do Sol" e "O dragão da maldade contra Santo Guerreiro", de Glauber Rocha / Semiotic and discursive analysis of the films Black God, White Devil and Antonio das Mortes, directed by Glauber Rocha. Revista Internacional De Cultura Visual, 3(2), 141-151. Recuperado a partir de https://journals.epistemopolis.org/imagen/article/view/529
Sección
Artículos