Acceso abierto Acceso abierto  Acceso restringido Suscripción o acceso de pago

O uso do Hagáquê (HQ) como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem numa Escola de Programa de Ensino Integral / The use of HQ as a tool in the process of teaching and learning in a School of Comprehensive Education Program

Claudia B. V. Almeida

Resumen


ABSTRACT 

This study is part of a master's thesis, whose objective is to analyze the use of TICs as educational tools in a multidisciplinary project. Comics were developed based on environmental themes using Hagáquê (HQ) software. The process was fully evaluated in all stages and in an interdisciplinary way, through the construction of stories, production of handmade drawings, manuscripts and scanned and questionnaires. With this research, we hope to contribute to a reflection on the use of technological tools, how they can help in the educational process and to illustrate the difficulties presented by students in the use of these resources.

 RESUMO

Este estudo é parte da pesquisa de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo analisar a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) como ferramentas educacionais através do uso do software Hagáquê (HQ) em um projeto multidisciplinar. Para o desenvolvimento desta pesquisa, de caráter qualitativo, escolhemos uma escola do Programa Ensino Integral da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), localizada em Sorocaba/SP, Brasil. O público alvo foram alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), para seu estudo de caso. Foram utilizadas como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, na qual os alunos foram avaliados em diferentes etapas. A proposta foi o desenvolvimento de histórias em quadrinhos, baseados em temas ambientais utilizando o software Hagáquê (HQ). O processo de ensino e aprendizagem foi avaliado integralmente em todas as etapas e de forma interdis-ciplinar, através da construção de histórias, produção de desenhos artesanais, manuscritos e digitalizados, utilizando o programa Hagáquê (HQ) e de um questionário de avaliação do Projeto. Espera-se, com esta pes-quisa, contribuir para uma reflexão sobre como as ferramentas tecnológicas podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e ilustrar as dificuldades apresentadas por alunos na utilização desses recursos.


Texto completo:

PDF

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Copyright (c) 2018 Revista Internacional de Tecnologías en la Educación

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.